sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Cidade das Melindrosas

Charmosas, desafiadoras e ousadas, as melindrosas são estes seres fantásticos, mulheres que personificam muito bem o sentimento que nos transmite os anos 1920. Elas surgem em diversas partes do mundo ocidental após a I Guerra, conhecidas também como flapper girls, representavam o sentimento da mulher moderna, aquela que desejava sair fora das convenções tradicionais de épocas mais recuadas.
Apesar de cada melindrosa possuir suas singularidades, elas tinham em comum a ousadia, graça, espontaneidade e uma aparência bem cuidada, a figura era, em geral construída de maneira muito semelhante, com roupas e acessórios da moda, maquiagem bem aplicadas, batom vermelho escarlate, lábios em forma de coração e os cabelos bem curtos a la garçonne. Vale ressaltar que, apesar de serem consideradas namoradeiras, diferente do que muitos pensam, melindrosa não era sinônimo de prostituta.
A figura da melindrosa foi fortemente usada pela publicidade da época, revistas, jornais e o cinema, bombardearam a sociedade urbana com os melindres destas moças, por muitos amada, e por outros odiada. Charges como as criadas pelo carioca J. Carlos acabaram por transformar a melindrosa em personagem, constituindo-a como o signo de uma época.
As flapper girls foram assim. O fato é que estas mulheres ganharam a cidade dos homens, e pouco a pouco suas roupas, seus modos, suas modas, e consequentemente, os seus corpos modificaram-se, gerando polêmicas mas ao mesmo tempo girando ao contrário a cabeça dos almofadinhas nos incipientes centros urbanos dos anos 20.
Alexandre Melo
Para conhecer mais sobre a Melindrosa:

DOURADO, Rosiane de Jesus. As Formas Modernas da Mulheres Brasileira: Décadas de 20 e 30 do Século XX [dissertação] Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Carioca  do Rio de Janeiro; 2005.

COSTALLAT, Benjamim, Mademoiselle Cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 1999

COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: MELO, Alexandre. A Cidade das Melindrosas. Recife. Disponível em: http://cidadedosmelindres.blogspot.com.br Acesso em: dia mês ano. Ex: 07 mar. 2012.

3 comentários:

  1. Alexandre cada vez mais vc me faz amar os anos 20, poxa, quando você terminar sua monografia não esqueça de me enviar! É uma delicia ler o que vc escreve.

    E sim, esse post me lembrou a bela Kiki de Montparnasse, uma das mulheres que me admiro!

    Cheros e Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Visual bem forte o delas. Bem pra chamar atenção, fazer diferente. Ah, mulheres! Sempre arrumando seus famosos jeitinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encantador, não é, Malú? mas nem todos/as na época aprovaram as mudanças...

      Excluir