quinta-feira, 3 de maio de 2012

O footing da Rua Nova.

Desbravar lojas, caminhar, dar uma piscadela, um flirt, respirar a brisa de uma cidade litorânea, quem sabe ir ao cinema, ou dar uma passadinha na confeitaria, tomar uma bebida, espiar as melindrosas ao passar e quem sabe ter a sorte de olhar seus tornozelos... Em relação ao cotidiano recifense, a Rua Nova merece um olhar mais minucioso. Conhecida como uma das mais importantes ruas da cidade na década de 1920, a Rua Nova era sinônimo de elegância, caminho percorrido pela elite urbana, lugar onde normalmente, se praticava o footing, tal como era chamada a caminhada ao ar livre.

A Rua Nova é antiga, seu traçado vem de desde a época da dominação holandesa e ainda hoje é o mesmo. Foco das frivolidades dos anos 1920, da moda e elegância, era nesta rua onde se encontravam a maioria das lojas de roupas e calçados, tal como a Casa Costa Campos, Chapelaria Rafael, Maison Chic, além de perfumarias, como a Rosa dos Alpes e os numerosos cafés, como o Café Ruy.
      Os amantes do footing, percorriam a Rua Nova, atravessando a ponte da Boa vista e percorrendo a Rua da Imperatriz até alcançar a Praça Maciel Pinheiro. Sempre de olho nas vitrines, o público frequentador desta rua tornava esta área da cidade bastante movimentada, inclusive ao entardecer, com o vai e vem dos carros, bondes e estudantes, exibindo seus toilletes, como um desfile de moda, para assim, quem sabe, tornarem-se “vítimas” dos olhares dos jornalistas das revistas e jornais que escreviam sobre as mundanidades, comumente circulando nesta área, ou mesmo do lápis a rabiscar os modelos das vestes que passavam, criando caricaturas e charges, ou ainda dos cliques das modernas máquinas fotográficas.
 Alexandre Melo
Para conhecer mais sobre a Rua Nova:

ARRAIS, Raimundo Perreira. Recife, Culturas e Confrontos. Natal: EDUFRN, 1998.
CAVALCANTI, Vanildo Bezerra. Recife do Corpo Santo. Recife: Edições Bagaço, 2009

COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: MELO, Alexandre. O footing da Rua Nova. Recife. Disponível em: http://cidadedosmelindres.blogspot.com.br Acesso em: dia mês ano. Ex: 07 mar. 2012.

imagem extraída da Revista da Cidade, 1929 - Biblioteca Pública Estadual - Recife.

6 comentários:

  1. Gente Alexandre você escreve lindamente, tão historiador e ao mesmo tempo tão acessível, fluido!!! Eu amei, conheço tão pouco sobre o século XX que estou apaixonada por seu blog... Continue \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de escrever de forma acessível, é uma bandeira que levanto. Muito obrigado mais uma vez pelo apoio, Jaci, volte sempre! ;D

      Excluir
  2. Uau, acabei que fazer uma viajem para 1920, e confesso que amei essa viajem...

    PS: Gostei muito da musica de fundo...^^

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou muito legal, Parabéns pelo Blog Alexandre!!!

    ResponderExcluir
  4. Olha só! Você escreve muito bem, nem senti as linhas passarem. E, claro, gostaria muito de passear pela Rua Nova, quase senti o gostinho dela.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido alex, futuro metrando e tudo mais... Gostei mt do blog!! abraço!

    ResponderExcluir