sábado, 2 de junho de 2012

A Contraparte da Melindrosa: O Almofadinha

       Uma figura também de extrema relevância no universo dos anos 1920 foi a do almofadinha.  Este ser andava pelas sombras das melindrosas, bem vestidos, com ternos engomados, eram estes os rapazes modernos, que aos poucos foram criando também um estilo próprio. Os almofadinhas lançavam olhares, cortejavam, atreviam-se a dançar os mais diversos estilos (coisa impensável a um homem comum da época) o momento da dança era a oportunidade ideal para um bom flirt com uma melindrosa.
      O termo “almofadinha” veio do habito de alguns homens do inicio do século, que ao viajarem sentados nos bondes de banco de madeira pela cidade, ficavam com as nádegas doendo por conta dos saltos causados pelos inúmeros buracos na estrada, passando então a trazerem consigo cada qual uma “almofadinha” de casa, para repousar o traseiro durante a viagem, evitando assim machucar sua poupança. A prática não foi tão bem vista por todos os homens. Tanto que a figura do almofadinha era por muitos considerada feminizada. Estes rapazes se barbeavam bem, e perfumavam-se, desenhavam seus bigodes pequenos, usavam calças mais apertadas e curtas. Os Almofadinhas eram constantemente ridicularizados nas charges de revistas da época, e estavam sempre à cola de alguma bela melindrosa.

Alexandre Melo

Fonte: MELO, Alexandre. A Contraparte das Melindrosas: Os Almofadinhas. Recife. Disponível em: http://cidadedosmelindres.blogspot.com.br Acesso em: dia mês ano. Ex: 07 mar. 2012.

6 comentários:

  1. Nossa, adorei saber a origem do termo "almofadinha". Eu não fazia a menor ideia...
    Lembrei que minha mãe contava que esses almofadinhas também gostavam de chamar a atenção pegando o bonde em movimento, segurando na barra e dando um salto para dentro. Uma vez um deles fez isso mas esperou muito e a velocidade do metrô estava alta. Então, depois de segurar na barra, quando saltou o pé resvalou e ele caiu. Como estava com um terno de linho branco, não quis se soltar para não se sujar. Mas claro q não adiantou. Quando o metrô parou novamente ele estava com a calça toda esfarrapada e os sapatos de verniz destruídos. Claro que ninguém conta se ele se machucou, o pessoal não tinha essa preocupação na época rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que relato interessante! obrigado pela memória, Tita! enriqueceu o post! Vote sempre!

      Excluir
  2. kkkkkkkk Eu ri!!! Levar almofada no ônibus, rapaz... Alexandre... Acho que até hoje a sociedade não ia ver bem rapazes assim rsrs...

    E sim, adorei, como a Tita saber a origem do nome e sim, tenho que dizer, muito legal o comentário dela uma memória de uma história contada pela mãe dela!!!

    Enfim, amando redescobrir os caminhos de minha cidade, quero muito voltar a sala de aula para levar o que aprendo aqui para os alunos! #Fato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casa - ou melhor - a Cidade é sua, Jaci! fique a vontade por aqui. ^^

      Excluir
  3. Bem interessante a sua postagens, sendo o almofadinha a contraparte da melindrosa, isso nos mostra que ele era estiloso e moderno na sua época. Ele buscava seguir um padrão distintivo mais sofisticado da época, fugindo dos tipos atrasados de outrora. Eles foram para a época a versão dos atuais metrossexuais. Era também uma forma de sedução masculina, baseado também nos galãs hollywoodianos do cinema mudo. as mulheres da época deveriam ficar alucinadas com eles. Interessante o comentário da Tita,que enriquece a sua postagem. Porém, ao descrever a sua história, a Tita deveria usar o termo bonde que é mais de acordo com a época.


    Very 20'ies,

    Danian.

    ResponderExcluir
  4. Ah, que legal! Sempre ouvi por aí a expressão "almofadinhas", mas nun ca procurei saber o porquê dela (pecado!). Agora eu sei! Ahahaha, muito legal. :)

    ResponderExcluir