domingo, 3 de junho de 2012

A questão da pilosidade...

   A depilação ainda era tabu antes dos anos 1920... Entretanto a mídia brasileira já evidenciava os primeiros relatos de sobrancelhas feitas, que alguns estudiosos consideram  um ato considerado como um ritual de passagem da infância para a adolescência da garota. Ainda não se depilavam as partes íntimas, e poucas faziam as axilas. Alguns anos depois, tornava-se mais comum que as moças lixassem os pelos de suas pernas, dos tornozelos até abaixo dos joelhos.  Apenas em 1926 é lançada a navalha feminina no Brasil da marca Gillette,  de uso apropriado para a depilação da nuca, pernas e axilas. Até então em muitos lares as mocinhas se depilavam as escondidas com as navalhas dos pais ou irmãos. 

     A facilidade da depilação com o aparelho e o encurtamento das saias fez com que o patamar da depilação foi subindo, até se raspar os pelos de parte da coxa, local que ficava exposto ao se sentar e cruzar as pernas. Neste mesmo ano, em Recife, a revista A Pilhéria, de 12 de junho de 1926, publica a campanha publicitária do aparelho da referida marca. O ritual que envolvia a depilação, por ser tão íntimo, tornava-se quase um fetiche. 
Mais uma curiosidade dos anos 1920.

Alexandre Melo
Fonte: MELO, Alexandre. A Questão da Pilosidade. Recife. Disponível em: http://cidadedosmelindres.blogspot.com.br Acesso em: dia mês ano. Ex: 07 mar. 2012.

6 comentários:

  1. Gente como tem coisa que a gente faz tão naturalmente que chega até a pensar que sempre foi assim e não é mesmooooo... Usando saias mais curtas as meninas teriam que aprender a se depilar e sim, só me surpreendi em saber que isso é fetichizado... rsrsr...

    ResponderExcluir
  2. Sim, até hoje não entendo esse fetiche rsrsrs
    Fantástico como esses anúncios antigos nos surpreendem, mostrando as mudanças em hábitos tão simples de nossas vidas.
    Quando a gente pensa em quantas facilidades surgiram com a Revolução Industrial e que demoraram pra chegar no Brasil e pra não ficarem restritas a uma elite que trazia produtos da Europa...

    ResponderExcluir
  3. Seus comentários apenas enriquecem este espaço! Obrigado meninas!

    ResponderExcluir
  4. É fascinante ver os primórdios de uma coisa que além de ser tão simples é tão comum hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. Relato importante de costumes de épocas. Sinal da influência da moda nos hábitos e nas vidas das pessoas. O aparelho, assim como a lâmina constituíram uma modernidade desejada. O cartaz do anúncio nos traz o modelo de mulher a ser seguido: uma flapper girl, uma melindrosa perante o seu espelho a refletir a sua contemporaneidade. Ela com o seus cabelos curtos fazia uso do aparelho e suas lâminas para manter limpo a sua nuca de fora.

    Very 20'ies,

    Danian.

    ResponderExcluir
  6. Se tem algo que estou gostando tanto quanto escrever neste blog é ler os comentários de vocês. São a cereja do bolo de minha cidade. E eu adoro cerejas! Obg a tod@s!

    ResponderExcluir