sexta-feira, 15 de junho de 2012

Revista(ndo) uma Cidade...

Dentre os mais diversos tipos de periódicos que circularam nas primeiras décadas do século XX, se destacam as revistas de variedades. Elas marcam os chamados “tempos eufóricos”. Eram publicações que continham artigos, ensaios, poemas, e contos originais sobre qualquer assunto, diferindo-se dos jornais, tanto pelo acabamento, possuindo capa trabalhada, quanto por objetivar melhor os temas principais de seu conteúdo característico, e também se diferem dos livros, principalmente por sua efemeridade. Na Recife dos anos 1920, circularam muitas destas revistas, voltadas aos mais diversos públicos, tal como a Revista da Cidade, a Rua Nova e, durante dez anos, A Pilhéria, um semanário que já nasceu como o desejo de ser moderno. Estas revistas oscilavam entre 15 e 35 páginas, e tratavam das chamadas “mundanindades”, contendo em suas páginas o humor, poesias, notícias, moda e beleza, etiqueta, seção de cartas do leitor, notícias esportivas, arte, cinema e teatro, e (muitas) propagandas. A publicidade ganhou as páginas dos periódicos, destacando-se principalmente nas revistas com o advento da fotografia. Das páginas destes periódiocs, as melindrosas copiavam tendencias, modelos de roupas e modos de comportamento escritos em suas colunas. Estas publicações eram verdadeiras "biblias da modernidade", e hoje constituem-se em fontes riquíssimas para a historiografia.

Alexandre Melo


Para conhecer mais sobre os periódicos e a história:
LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In:PINSKY, Carla Bassanezi (Org). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2005


COMO CITAR ESTE TEXTO:
Fonte: MELO, Alexandre. Revista(ndo) uma Cidade. Recife. Disponível em: http://cidadedosmelindres.blogspot.com.br Acesso em: dia mês ano. Ex: 07 mar. 2012. 


12 comentários:

  1. E pela capa já se vê como essas revistas incentivaram o trabalhos dos ilustradores, inclusive pelo uso da cor (pelo menos nas capas).
    Uma dúvida que me surgiu: qual o número de habitantes de Recife na época? Ter leitores para 3 revistas não é pouca coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio Paulo Rezende afirma que foram entre 239 mil habitantes na cidade do Recife na década de 1920. Em relação ao número de leitores/as o que eu posso te dizer é que eram majoritariamente das camadas médias urbanas, sendo assim a menor parcela dessa população. Mesmo assim as revistas eram populares por conta do preço, e também porque - diferente da maioria das revistas atuais, que trazem mais um panorama do que acontece no sul/sudeste e fora do Brasil - elas traziam muita coisa sobre a própria cidade e o estado de Pernambuco. se ver nas páginas das revistas era status. Não eram somente essas três que circularam, muitas existiram, mesmo que de maneira efêmera. A que obteve mais sucesso mesmo foi A Pilhéria. Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Ola,
    cheguei aqui através do blog da Pandora e certamente vou ficar!
    Gosto muito de publicações de época e seu estudo, ajuda muito no que eu faço, não conhecia essa revista, origado por apresentá-la.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Jussara! É um prazer saber que você se interessa pela minha pesquisa. Fique a vontade!

      Excluir
  3. Alexandre a Dona Tita como sempre colaborando lindamente com o seu bloguito do coração néh!?!?!

    Ai que massa ver a Jussara por aqui, me sinto até em casa!

    E sim, as revistas são uma fonte excelente para conhecer um pouco do que foi vivido e sonhado em nosso passado bom descobrir essas publicações!!!

    Cheros Nego!!!

    ResponderExcluir
  4. Revista da Cidade, só pela capa, com seus elementos ilustrativos, se entende da sua época. Um charme total! E onde há modernidade tem de haver informação, e quando é ilustrada, melhor ainda. Uma vez, numa feira de antiguidades em Belo Horizonte, vi um revista dos anos 20. Fiquei impressionado com o seu estado de conservação, bem mais conservada até que revistas do mês passado. Espero que alguém tenha conservado exemplares dessas revistas, pois são indispensáveis para se entender os anos loucos. E ao som desse jazz e tentado uns passos de charleston, eu me despeço.

    Bye.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua contribuição eh sempre bem vinda, Danian. O Jazz eh contagiante, não eh? Volte sempre!

      Excluir
  5. Olá Alexandre. Conheci o seu blog hoje e realmente gostei muito, sei que posso confiar. Estudo moda e estou desenvolvendo uma coleção e assim como você, sou louca pelos "loucos anos 20". Tenho como tema a minha digníssima Gabrielle Chanel e como subtema os Anos 2O. Gostaria de saber de você pode fazer um post sobre os anos 20 na França reforçando a moda, principalmente de Gabrielle. Ficaria muito grata por isso. Parabéns pelo blog, fez uma ótima escolha. Abraços (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Ana. Então somos dois fissurados nos anos 20! Kkk Sua sugestão esta anotada. Adorei a ideia. Volte sempre!

      Excluir
    2. Muito obrigada por ouvir. Ficarei esperando ansiosa pelo post. Pode deixar que "cidade dos melindres" já está na barra de favoritos rs. Beijos Alexandre

      Excluir